sexta-feira, 1 de junho de 2007

Significados das palavras...

Aula, segundo o Priberam, significa palácio, ou a sala onde se recebem lições. Definições praticamente opostas dadas as condições da maioria das escolas e universidades. Este primeiro significado é quase um chamado à reflexão: o que fazem hoje os professores e os alunos nas salas de aula mundo afora? Será que estes palácios estão sendo tratados com o devido respeito?

Outra palavra que tem tido sua origem esquecida e às vezes deturpada é aluno. Já ouvi mais de uma vez que aluno significa "não iluminado", como se o "a" significasse sempre negação... Uma rápida olhada no dicionário ou uma busca rápida no google revelam que aluno não significa nada disso, significa apenas discípulo, aprendiz, e deriva do verbo alere (latim), que significa alimentar, nutrir, crescer, desenvolver, animar, fomentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc (leia o excelente texto de Newton Luís Mamede) .

Será que dizer que os alunos são pessoas sem luz e esquecer que a origem da palavra aula reside em palácios não seria uma forma de desvalorizar a educação em si? Talvez tenhamos entrado nesse jogo por no fundo não acreditar na educação como algo que tem sim que ser defendido com unhas e dentes por todos nós. É bom lembrar que nenhum intelectual que se preze jamais deixa de ser aluno. Se alguém aí se acha na condição de ensinar é porque aprendeu de maneira mais ou menos fácil que tem muito a aprender.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o texto, sou aluna de licenciatura e realmente alguns professores em sala de aula citam esta definição de aluno, e que seria mais adequado o uso da palavra estudante.
Achei o blog averiguando o significado do termo. Bem legal!