Mais que um blog de educação, que pretende discutir a relação professor-aluno, este blog também tem como objetivo (me) fazer refletir sobre a vida em sociedade e o papel da educação no direcionamento de novos cidadãos... Será que isso é realmente possível?
terça-feira, 5 de junho de 2007
Afinal, para que servem as aulas?
É muito triste para um professor perceber que um ou mais alunos, por mais esforço que façam, não conseguem compreender por que assistir certas aulas. É certo que dependendo das ambições e projetos de cada um, uma determinada aula não sirva de fato pra nada. É bem possível que aula alguma sirva mesmo para alguma coisa... Então temos um problema sério: será que estamos todos perdendo um tempo precioso na sala de aula? Ou será que aulas têm um propósito maior? Acredito que algumas pessoas sejam de fato capazes de aprender sozinhas, e que tanto a figura do professor quanto as aulas em si sejam absolutamente desnecessários. No entanto, não acho que isso se aplique à esmagadora maioria das pessoas que busca educação formal. Se não, que sentido faria isso tudo? Para quê tanta perda de tempo? Acho que passou da hora de se fazer uma boa reflexão a respeito: Alunos, o que querem vocês da universidade? Professores, o que afinal estão fazendo de suas vidas? Quanto a mim, descobri que uma boa parte das pessoas que está na universidade (nesta e em outras por onde andei) negligenciam o cérebro que têm... Estou numa cruzada insana de tentar fazer com que os alunos comecem a raciocinar pelo menos um pouco sobre o que já aprenderam e sobre o que estão aprendendo no momento. Descobri que se minhas aulas não servirem para ensinar genética, fico satisfeita com a esperança de que algumas pessoas se descubram como seres pensantes, e como tal se tornem pessoas melhores.
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Um comentário:
Karla, interessante essa idéia de que a aula pode servir para outras reflexões além da matéria ali ensinada. Tive um professor na Unicamp de cujas aulas me lembro muito, pelo conteúdo e também pela discussão sócio-política que ele às vezes gostava de puxar, e olha que na engenharia são raros os que resolvem gastar uns minutos das suas aulas pra falar algo além da matéria em questão. Parece que quase ninguém mais quer refletir e questionar, nem mesmo o que está ali aprendendo (ou decorando).
Beijos
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