sábado, 26 de maio de 2012

Quanto será que custou?


Quanto será que custam aos cofres públicos as campanhas de valorização do professor? Confesso que quando vi esta propaganda até fiquei comovida, pensei que a história de valorização fosse a sério mesmo... Depois pensei direito e não me lembro de ter ouvido nenhum jingle pela valorização da carreira de juiz (é claro! Eles ganham super bem, são valorizados no contracheque, não na televisão...)

Ano passado, os professores de Minas Gerais entraram em greve. Foi uma briga feia com o governo (PSDB, diga-se de passagem), que acabou não negociando adequadamente e ainda colocou a opinião pública contra os professores, com caríssimas propagandas em jornais e revistas do estado. O máximo da paródia com a cara dos professores mineiros foi a propaganda estrelada por Débora Falabella, no início deste ano...


Voltando às universidades, Mercadante (atual ministro da educação, e do PT, partido que eu achava que estava comprometido com a educação) tem convicção de que cumpriu o que foi prometido aos professores, mas não mencionou nada quanto ao retrocesso no adicional insalubridade, que muitos professores têm direito (laboratórios de pesquisa, contato com produtos tóxicos, cancerígenos etc). Na verdade, para alguns de nós, o aumento de 4% e a diminuição do auxílio insalubridade fez o salário DIMINUIR!



Fora isso, um dos argumentos do ministro é que há tempo para negociar, já que o prazo para concluir o orçamento de 2013 é 31/08. No ano passado, se bem me lembro, a greve foi suspensa porque não havia tempo hábil para a negociação (o movimento ganhou força em agosto, portanto não dava tempo mesmo). Por conta disso, o então ministro Fernando Haddad prometeu que negociaria a carreira docente em março. Ok, esperamos março, abril e maio, e nada foi decidido. A MP com o maravilhoso aumento de 4% veio às vésperas da deflagração da greve, de modo que o governo pode dizer com todas as letras que está cumprindo com tudo que foi prometido, conforme as palavras do ministro "quem faz acordo, cumpre acordo".



Bom, o sindicato TINHA uma reunião marcada para depois de amanhã, 28/05, mas já cancelou!




Acompanhe aqui o quadro atualizado da greve dos professores federais.

Nenhum comentário: