terça-feira, 22 de abril de 2008

caranguejo samurai

Achei o documentário que procurava a anos... Acho que foi a primeira vez que ouvi falar de seleção natural da vida, não sei dizer quantos anos tinha, só sei que me marcou de maneira tal que muito tempo depois, quando assisti à aula de seleção natural, foi o que me veio à mente.

Como eu costumo dizer nesse blog, viva o YouTube!!!

3 comentários:

Marcos Vital disse...

Ótimo vídeo, Karla! Não sei se você soube, mas esta série (Cosmos, do Carl Sagan, para quem não sabe) foi recentemente lançada em cinco DVDs pela Super Interessante, e vendida nas bancas, acho que há uns dois anos. Eu dei a sorte de conseguir comprar todos! :)
Não sei se você ainda conseguiria achar pra comprar (imagino que em sebos talvez sim), mas qualquer coisa me fale que eu empresto, ok?

Agora, só para bancar o advogado do diabo (e olha que eu sou fã do Sagan)... O exemplo é ótimo para se entender a idéia de seleção, e desperta ainda mais interesse graças à lenda por trás. Mas ao mesmo tempo cai naquele perigo de tomarmos qualquer característica de um ser vivo como adaptativa, quando isto não necessariamente é verdade. E é um possível erro muito fácil de se cometer: se pararmos para pensar o suficiente em uma característica, sempre podemos achar alguma possibilidade para explicá-la como uma adaptação.

Karla Yotoko disse...

Eu soube sim, mas infelizmente não deu pra comprar na época...

Quanto ao seu comentário, ele é válido pra lembrar que nem todas as características são adaptativas.

No entanto, acho este exemplo excelente também nesse ponto. O desenho da carapaça seria um caráter absolutamente neutro, ou seja, sem nenhum valor adaptativo, se o pessoal não reconhecesse o rosto do samurai nele. Isso leva também a pensar que há outros caracteres neutros, ou que este mesmo caráter é neutro em outras regiões, onde as pessoas não associassem os caranguejos à lenda...

Outra coisa que você pode pensar também, é que apesar de nem todos os caracteres serem adaptativos, alguns deles podem vir a ser adaptativos em algum ambiente específico. Tem dois artigos ótimos do Gould que ajudam a refletir sobre isso e parar de pensar como um "adaptacionista".

Exaptation: a missing term in the science of form.
Stephen Jay Gould, and Elisabeth S. Vrba.
Paleobiology; January 1982; v. 8; no. 1; p. 4-15


The Spandrels of San Marco and the Panglossian Paradigm: A Critique of the Adaptationist Programme
Stephen Jay Gould and Richard C. Lewontin
Proceedings Of The Royal Society of London, Series B, Vol. 205, No. 1161 (1979), Pp. 581-598.

Anônimo disse...

URGENTE !!! Campanha CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL ! Temos até o dia 21 de Agosto de 2008 p concluir a PETIÇÃO ONLINE dirigida ao CONGRESSO NACIONAL !!! Será q vc poderia divulgar o site desta PETIÇÃO p as assinaturas virtuais no seu blog ??? Valeu !!! http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?plcircos&1