terça-feira, 14 de setembro de 2010

O que interessa é a verossimilhança...

Escutei esta frase da filha de uma amiga minha, que hoje é jornalista... Segundo ela, não importa se uma notícia é verdade, é a verossimilhança que vende jornal. A verossimilhança transmite credibilidade, e é aí que mora o perigo.

Estou falando disso porque hoje é o dia da aula de máxima verossimilhança na disciplina de filogenia molecular. Há uns três anos fui ao show do Paulinho Pedra Azul aqui em Viçosa, e ele me deu o exemplo perfeito de verossimilhança...

A história tem relação com uma de suas canções mais famosas: O Jardim da Fantasia. Pelo que contam, a música teria sido feita para uma noiva do compositor, que morreu em um acidente de carro. A imagem "sua boca pingava mel" seria uma imagem poética do sangue escorrendo da boca da moça logo depois do acidente. Veja o vídeo no you tube antes de continuar a leitura.



E aí, deu pra chorar ouvindo a música com estas figuras sugestivas? Pois é, Paulinho chegou a declarar que odeia a internet, pois foi a partir dela que esta história ganhou vida própria e ficou tão difícil de desmentir. Segundo ele, a moça está viva, bem casada e com filhos. Ele só estava num momento "dor de cotovelo" e queria mais um beijo.

A essa altura as figuras já parecem bregas, uma vez que a história se desmantelou, certo? E porque você acreditou nela? Por causa da tal da verossimilhança...

Veja bem, a história foi construída  a posteriori, de modo que cada elemento da história tem um paralelo perfeito na música.

Onde estás?
Voei por este céu azul
Andei estradas do além
Onde estará meu bem?


Esse trecho não parece uma busca pelo espírito da amada?


Onde estás?
Nas nuvens ou na insensatez
Me beije só mais uma vez
Depois volte prá lá.


Esse então tem toda uma conotação mediúnica...

Tem outra história nesta linha que achei na internet, mas como não ouvi da boca do Djavan, vou deixar o link pra vocês checarem se quiserem...

Bom, fica o recado... A verossimilhança é avaliada a posteriori. Tem uma boa relação com probabilidade, mas vai além. Os detalhes técnicos eu deixo para a aula. Se alguém se interessar muito (mas muito mesmo por iss), posso tentar explicar um pouquinho mais aqui no blog. Vamos ver como será a aula este ano, ano passado algumas pessoas se emocionaram ao ver o vídeo. Será que a história já se espalhou e ninguém mais cai nessa?

Nenhum comentário: