tag:blogger.com,1999:blog-869639924388884108.post6120475339062599280..comments2023-08-11T12:37:36.289-03:00Comments on aulas, alunos e ideias: artigos, publicações, autorias e outros bichosKarla Yotokohttp://www.blogger.com/profile/01679235034059187334noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-869639924388884108.post-68791193483145613532008-04-18T10:19:00.000-03:002008-04-18T10:19:00.000-03:00Oi Karla!É sempre um alívio ouvir pesquisadores qu...Oi Karla!<BR/><BR/>É sempre um alívio ouvir pesquisadores que pensam como você; infelizmente isto é raro...<BR/><BR/>É realmente assutador como toda esta pressão para publicação está afetando o comportamento dos pesquisadores aqui nas universidades brasileiras. É claro qe estimular a pesquisa é importante, mas parece que quem está ditando as regras (como a CAPES) se esqueceu que qualquer extremo nesta história não vai trazer bons resultados. O ideal seria achar algum tipo de meio termo entre estimular pesquisa e ensino, mas pelo visto a coisa só vai piorar... Ainda mais porque parece que a mesma pressão existe lá fora, com toda esta história do "Publish or Perish".<BR/><BR/>E o pior é que é muito fácil deixar esta situação carregar a gente. Eu mesmo já me peguei lendo um artigo, tendo alguma idéia interessante, e depois pensando, "hum, o autor não pensou em tal coisa; acho que dá pra publicar isso", antes mesmo de ter um genuíno interesse pela idéia! Dá até medo de perder toda a paixão que me levou a me interessar tanto pela ciência, e ficar neste jogo de publicar, não importa muito o que ou pra que...<BR/><BR/>Agora, sendo mais pragmático, o interessante é pensarmos em medidas que possam coibir pelo menos um pouco esta prática de distribuição de autorias. Duas propostas que eu vi na revista Nature podem ser um comecinho (nada que vá resolver o problema de uma vez, mas podem ajudar um pouquinho, o que já é um bom começo): uma é ceder um espaço para declarar, no artigo, a contribuição de cada autor (isto é opcional na Nature, mas parece que existem revistas que já exigem isto). Ou seja, deve estar explícito o que cada pessoa fez para merecer o nome no trabalho. É claro que quem está disposto a ser desonesto pode mentir aí também; mas mentiras muito grandes podem não colar. Também tenho a impressão de que existem pesquisadores e estudantes por aí que simplesmente não têm uma idéia clara de regras para autoria (ou seja, não agem necessariamente por malícia), então uma medida destas pode ajudar pelo menos nestes casos.<BR/>A outra idéia (que, até onde eu sei ainda é uma proposta que não está em prática; veja a proposta <A HREF="http://www.nature.com/nature/journal/v450/n7166/full/450001a.html" REL="nofollow">aqui</A> ) é a de pesquisadores assinarem um termo se responsabilizando pelo conteúdo do artigo. A proposta original é evitar fraudes, mas acho que isto também pode deixar autores com o pé atrás antes de deixar o próprio nome aparecer em um artigo qualquer.<BR/><BR/>Bom, no mais, acho que só de existirem pessoas discutindo e criticando esta situação já serve para recuperar um pouquinho da esperança no mundo acadêmico (a minha, de vez em quando, fica bem pra baixo). Então parabéns pela iniciativa!<BR/><BR/>Abraços<BR/><BR/>MarquinhosMarcos Vitalhttps://www.blogger.com/profile/08849637369925342355noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-869639924388884108.post-8311994659628113832008-04-14T20:07:00.000-03:002008-04-14T20:07:00.000-03:00essa é a Karlinha!!! é isso aí!!!pau neles! hahaha...essa é a Karlinha!!! é isso aí!!!pau neles! <BR/>hahaha<BR/>beijos com saudades<BR/>JuAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-869639924388884108.post-5229496296713406642008-03-22T12:21:00.000-03:002008-03-22T12:21:00.000-03:00Pois é Karla, você tocou num ponto fundamental: On...Pois é Karla, você tocou num ponto fundamental: Onde fica a curiosidade? A força motriz de todo bom cientista ganha cada vez mais "pás de cal", correndo o risco de ser enterrada de vez. Infelizmente os alunos de IC estão cada vez mais precocemente entrando também nessa ciranda e com esse "cita que eu te cito" estão perdendo a oportunidade de fazerem perguntas. Logo no começo da formação acadêmica já aprendem a saltar uma das principais etapas do método científico, pra quem gosta de ciência DE VERDADE, como nós, isso é triste de ver. Ainda bem que ainda existem Professoras e Professores como você.Michele Gravinahttps://www.blogger.com/profile/09140368422980674723noreply@blogger.com